quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Mas afinal o que é para vocês o amor?

Hoje dedico este post ao livro que acabei há poucas horas de ler!
Às vezes até penso que não o li, devorei-o!
O livro envolve várias personagens das quais se destacam, Jim e Seth ( os dois protagonistas).
O romance à volta destas personagens desenrola-se a uma velocidade alucinante, em que as peripécias de um encontro casual entre dois seres transforma exactamente esses dois seres de um forma brutal!
Feito de histórias trágicas, pormenores escaldantes, mostra a realidade de um casal homossexual que podia perfeitamente ser a história de um casal heterossexual.
No fundo exemplifica como alguns acontecimentos na infância podem moldar a pessoa enquanto ser adulto! Conta histórias de violação, de alcoolismo, de violência doméstica, de sonhos acorrentados, de discriminação, de mentira, de vingança, do ódio, da raiva, mas também de sonhos descobertos e concretizados, da felicidade do que é amar e ser amado, da força interior de cada um de nós, do amor, da saudade, da realização pessoal e acima de tudo, de segredos! Dos segredos que todos nós temos! Daquilo que queremos enterrar de uma forma tão intensa e obsessiva que nos esquecemos das pontas soltas, do passado que não queremos voltar a encarar mas que nos persegue fazendo-nos tremer de cada vez que uma porta se abre, que uma janela deixa entrar aquele ar desconhecido, sempre que uma campainha toca! Fala dos segredos que deixamos quando nos desligamos de algo, das histórias inacabadas que queremos nunca terminar mas que necessitam de um fim!
Uma das coisas que me fascinou no livro foi o final! A principio achei-o demasiado básico, mas depois apercebi-me que de facto é o que tem mais lógica! O romance baseia-se no segredo de infância de Seth que só mais tarde Jim descobre….e acaba com um segredo que Jim esconde de Seth! Assim como o segredo de Seth parecia a principio algo simples e banal, capaz de ser enterrado e que desapareceria com o tempo e depois se tornou algo gigante entre eles; o de Jim também parece agora uma simples omissão que talvez possa ser um grande peso anos mais tarde! O final é mesmo esse, reporta para aquilo que o ser humano tanto tem e tanto quer preservar, os seus segredos!
Outra coisa que retirei foi o peso que realmente algumas coisas têm nas relações das pessoas! Aquele acontecimento, aquele gesto, que poderá ser perdoado mas que invariavelmente não será esquecido, e que para sempre estará ali entre as duas pessoas! Será o amor capaz de derrubar essa barreira?!
Portanto um final com um grande carácter realista, na medida em que não se limita ao felizes para sempre, mas reformula para felizes para sempre, cada um com os seus segredos!
Até que ponto alguém conhece a outra pessoa?! Tenham passado um mês, 5 anos, 10, 20, 50 anos de comunhão de corpos, ou como em alguns felizes casos, de almas?! Que percentagem conheceremos nós de nós próprios? Que percentagem conheceremos de quem nos rodeia, seja amante, amigo, pai, mãe ou filho, colega de trabalho, enfim qualquer ser com quem pensamos partilhar algo importante????
Um romance emocionante, que tanto me levou até ao nojo como levou ao sorriso, que me levou da compaixão até às lágrimas de felicidade! Das penumbras da escuridão até á luz mais brilhante!
Adorei!

Mas para voçês o que é o amor?, Nancykai Shapiro

4 comentários:

paulo disse...

com todo o entusiasmo que manifestas, vai para minha lista de compras.

abraço

Desejos de Corpo e Alma disse...

Grata pela vistita e por ter dado um outro fim as minhas letras...coloquei no código a sua continuação e claro com seus creditos...

bejos ao novo amigo

CÓDIGO SECRETO disse...

Ola,
Grato pela visita e ja linkado a tribo.
Adorei esta casa!!!

abraços

joana disse...

Nunca ninguem conhece outro alguem a 100%.
Tenho de comprar esse livro,porque gostei do post que fizeste sobre ele:)
Beijinho